Transição de vida tribal para feudal mudou ecossistema no século 14

Chegada de ordem militar católica a região polonesa em 1350 e a subsequente ocupação de terras pela agricultura causaram desmatamento e acidificação do solo

Turfeira em Pawski Lug, na Polônia. O local foi dominado por turfa desde o século 14. Crédito: Mariusz Lamentowicz

A transição da vida tribal para a feudal ocorrida ao longo do século 14 em Lagow (Polônia), teve um impacto significativo no ecossistema local, de acordo com um estudo recente de pesquisadores da Polônia e da Romênia. Os resultados demonstram como as mudanças históricas na sociedade e nas economias humanas podem ter mudado os ambientes locais. Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista “Scientific Reports

Mariusz Lamentowicz, da Universidade Adam Mickiewicz (Polônia), e seus colegas analisaram as mudanças na composição das plantas e do pólen em diferentes camadas de turfa em Pawski Lug, uma reserva natural no oeste da Polônia perto da vila de Lagow. Fundada no início do século 13, Lagow recebeu instalações da Ordem de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta (Cavaleiros Hospitalários) em 1350.

Ao analisarem a composição das diferentes camadas de turfa, os autores puderam tirar conclusões sobre as condições que estavam presentes quando cada camada foi formada. Com base na presença de árvores de faia e carpinos e de nenúfares em camadas mais antigas e mais profundas, os autores concluíram que, antes do assentamento dos Cavaleiros Hospitalários, Pawski Lug consistia em terras alagadas cercadas por floresta intocada. Pequenas quantidades de carvão presente na turfa indicam que a floresta era regularmente queimada em escala reduzida pelas tribos eslavas que habitavam a área na época.

LEIA TAMBÉM:

Área recolonizada

Sob os Cavaleiros Hospitalários, a maioria das terras foi dada a camponeses para a agricultura. Os autores descobriram que a prevalência de carpino na turfa naquela época diminuiu à medida que a abundância de cereais aumentou. Isso indica desmatamento em favor do estabelecimento de terras agrícolas e prados ao redor das áreas alagadas.

Segundo os pesquisadores, o desmatamento pode ter afetado os níveis do lençol freático de Pawski Lug. O aumento da abundância de pinheiros silvestres indica que essa espécie recolonizou a área. Como resultado, o solo tornou-se cada vez mais ácido, dando suporte ao crescimento de musgo de turfa, que acidificou o habitat e ajudou a formação de turfa.

As descobertas ilustram o impacto direto e significativo que a transformação econômica de Lagow de uma sociedade tribal para uma feudal teve no ecossistema local.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança