Transistor coreano deve transformar a tecnologia de materiais vestíveis

Pesquisadores sul-coreanos e o novo transistor aplicado a tecido: inovação promissora. Foto: Kist

A tecnologia de materiais vestíveis (wearable, em inglês) está prestes a dar mais um salto com o surgimento de um transistor inovador revestido em uma nanoestrutura cristalina, apresentado na publicação “Advanced Materials” e noticiado na revista “Cosmos”. O dispositivo – um conjunto de fibras duplas de microfibras de eletrodos dentro de uma bainha de semicondutores orgânicos – foi projetado por uma equipe liderada por Soo Jin Kim, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul (Kist, na sigla em inglês).

Nos experimentos, o transistor foi dobrado, torcido e imerso várias vezes em uma solução detergente forte, mas continuou a funcionar sem maiores problemas. Os pesquisadores consideram que o artefato pode ser facilmente incorporado aos têxteis e terá comportamento idêntico ao do tecido das roupas.

O transistor dos coreanos poderá solucionar um dos obstáculos atuais da tecnologia vestível: ela ainda depende de componentes eletrônicos removíveis, para que se evite que o sistema falhe e/ou o usuário seja eletrocutado.

“Os resultados deste estudo apontam para uma nova estrutura de dispositivo que pode superar as limitações dos atuais têxteis eletrônicos, incluindo baixa corrente, alta voltagem de ativação e baixa resiliência à lavagem”, afirma o coautor Jung-ah Lim no artigo. “Esperamos que o nosso estudo contribua para o desenvolvimento de produtos vestíveis ainda mais inteligentes no futuro, incluindo computadores vestíveis da próxima geração e roupas inteligentes que possam monitorar os sinais vitais.”

Saiba mais

+ CPF do remetente deverá constar nas encomendas enviadas pelos Correios
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Astrônomos chegam a consenso sobre a idade do universo
+ Fã ‘faz diagnóstico’ de hérnia em Rafa Kalimann, que confirma
+ Corpo de responsável por câmeras de clube onde petista foi assassinado é encontrado no Paraná
+ Por que Saturno é tão temido?
+ Veja objetos, símbolos e amuletos que atraem riqueza
+ Anitta conta o que a levou a fazer tatuagem no ânus
+ Ancestral humano desconhecido deixou pegadas estranhas na África