A Nasa pode ter como objetivo principal a exploração espacial, mas tem atuado com parceiros da indústria para que a aviação consiga obter padrões de sustentabilidade mais limpos no futuro. Com esse objetivo, novos projetos para os aviões de amanhã estão sendo testados por pesquisadores e engenheiros.

Um desses projetos é o conceito Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), mostrado nesta imagem de 2021. Segundo John Gould, da Diretoria da Missão de Pesquisa Aeronáutica da Nasa, o TTBW é essencialmente um avião de passageiros clássico de tubo e asa cujas asas são extremamente longas e finas – tanto que precisam de um pouco de ajuda para segurá-las. Ao estreitar a espessura das asas e estender seu comprimento, o arrasto é reduzido e entre 5% e 10% menos combustível é queimado do que aeronaves de fuselagem estreita comparáveis.

Esta imagem foi criada usando dados de uma simulação computacional de dinâmica de fluidos – essencialmente um teste de túnel de vento virtual. As áreas vermelha e laranja representam maior arrasto e as áreas verde e azul, menor arrasto. Atenção para a cor verde-azulada lindamente elegante das asas – as cores da Terra.