Uma sensacional vista dos anéis de Saturno

Imagem relembra os extraordinários feitos da nave Cassini, que entre 2004 e 2017 explorou de perto os segredos do planeta dos anéis e de suas luas

Saturno e a Cassini: uma missão memorável, encerrada com um mergulho na atmosfera do planeta em 2017. Crédito: Nasa/JPL-Caltech

Saturno e seus anéis sempre exerceram um grande fascínio entre nós, em boa parte ampliado pelas imagens e descobertas enviadas pela missão Cassini-Huygens, uma parceria da Nasa, Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Italiana (ASI). A missão tinha dois componentes principais: o orbitador Cassini e a sonda Huygens. Na metade de 2004, o conjunto entrou na órbita de Saturno. Em dezembro daquele ano, a Huygens se separou da Cassini e rumou para a lua gigante Titã, onde chegou e pousou no início de 2005.

Enquanto isso, a nave Cassini continuou a orbitar Saturno, e é esse o tema da imagem artística reproduzida acima. A Cassini fez 22 órbitas passando entre os anéis e o planeta antes de encerrar sua turnê de 13 anos em 15 de setembro de 2017, com um mergulho final em Saturno.

A Cassini compartilhou as maravilhas de Saturno e sua família de luas geladas. Ela nos levou a mundos surpreendentes onde rios de metano correm para um mar de metano e onde jatos de gelo e gás estão lançando material para o espaço de um oceano de água líquida que pode abrigar os ingredientes para vida.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago