Vale a pena visitar esses sites!

Cultura em domínio público

O site Domínio Público é uma espécie de biblioteca virtual na qual o internauta pode escutar músicas eruditas brasileiras e hinos, além de fazer download das mais significativas obras literárias do País e do mundo, como as de Machado de Assis, William Shakespeare, Dante Alighieri e Fernando Pessoa. A página também traz publicações sobre educação e teses e dissertações dos mais variados assuntos, como química e psicogenética. Outro destaque vai para o acervo de imagens: é possível baixar desde litogravuras a fotografias antigas em tom sépia.

www.dominiopublico.gov.br

Esboços de Darwin

Em inglês, o site foi organizado pela equipe da Biblioteca Universitária de Cambridge, Reino Unido, e disponibiliza o primeiro esboço de A Origem das Espécies e outros documentos de Charles Darwin. Na página é possível encontrar fotografias do cientista e de sua família, recortes de imprensa, críticas às suas teorias e ainda um livro de receita de sua mulher, Emma Darwin.

http://darwin-online.org.uk/

Os guilhotinados

Durante a Revolução Francesa, iniciada em 1789, muitas pessoas perderam a cabeça, literalmente. Não somente os cidadãos que faziam parte da nobreza da França, como também muitos camponeses e operários. De acordo com historiadores, cerca de 5 milhões de franceses têm um ancestral que morreu na guilhotina. A proposta do site, em francês, é mostrar todos os nomes das pessoas mortas nesse período, bem como o motivo de sua condenação.

http://les.guillotines.free.fr/

Tradutor de texto

No trabalho, em casa ou mesmo na escola, muitas vezes você pode se deparar com um site em um idioma que não domina. Mas não se desespere: para extrair dele as informações de que necessita, experimente utilizar o tradutor Imtranslator. Ele traduz termos do inglês e francês para o português e vice-versa. Além disso, possui traduções do chinês, holandês, japonês e alemão para o inglês.

http://free-translation. imtranslator.net/

Photoshop gratuito

O popular programa de edição de imagens da Adobe System ganhou sua versão virtual e gratuita. Possui apenas as propriedades básicas do programa, como regular brilho e contraste, mudar a cor da foto e remover o vermelho dos olhos. Para utilizar o serviço, basta se cadastrar no botão “join now”. O site, que está em sua versão beta (de testes) e em inglês, oferece também 2 gigabytes para armazenar imagens e formar galerias. Segundo a empresa, o programa é compatível com qualquer sistema operacional de computador.

www.photoshop.com/express

Tabela periódica

Quem deseja saber qual foi o critério de denominação de um composto químico, bem como suas principais formações e utilidades, pode acessar o site da tabela periódica. Uma característica interessante dele é que, ao clicar sobre os elementos, outra página se abre, fornecendo características, peso molecular, atômico, isótopos e estados de oxidação, entre outros dados.

www.tabela.oxigenio.com

Primeiro dicionário da língua portuguesa

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) digitalizou o primeiro dicionário da língua portuguesa, o Vocabulário Portuguez e Latino, escrito pelo padre londrino Raphael Bluteau e lançado em 1712. O dicionário, com mais de 40 mil verbetes, está disponível em um site em que é possível encontrar as palavras por meio da grafia atual ou da utilizada no século 18. O usuário também pode fazer buscas pelas letras do alfabeto.

www.ieb.usp.br/online/dicionarios/ Bluteau/ formBuscaDicionarioPlChave.asp

 

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus