Que os polvos são mestres na camuflagem, isso a ciência já sabia. Mas um vídeo impressionante divulgado pela emissora de TV americana PBS mostra um polvo mudando de cor enquanto dorme.

O vídeo é um trecho do programa “Octopus: Making Contact”, que estreará na PBS em 2 de outubro, e mostra as descobertas do biólogo David Scheel, do Alasca, que cria e estuda um polvo em sua casa.

LEIA TAMBÉM: Cientistas revelam misteriosa água-viva com crustáceo dentro de seu corpo

Os polvos fascinam a ciência há séculos, por sua forma inusitada, habilidade de se camuflar e inteligência. As descobertas de Scheel mostram que o animal é capaz de reconhecer rostos humanos e interagir com eles, o que é inesperado para uma espécie que não vive em uma sociedade.

No vídeo, David Scheel narra as mudanças na coloração do polvo. “Na noite passada vi algo que nunca havia visto registrado antes”, diz o cientista no vídeo.

Scheel especula que as mudanças de cor durante o sono possam acontecer porque o polvo está sonhando. “Você quase pode narrar o sonho pelas mudanças corporais”, diz o cientista.

Na primeira mudança de coloração, Scheel imagina que o animal está vendo uma presa, como um caranguejo. Em seguida, o polvo fica totalmente escuro. “Eles fazem isso quando saem do fundo do mar”, explica o pesquisador.

A seguir, o polvo fica multicolorido, com manchas pelo corpo. “Isso é uma camuflagem, ela não quer que ninguém a veja”, diz Scheel. “É um incomum ver a cor mudando desse jeito, ver os padrões mudando rapidamente, enquanto ela dorme”.

Veja o vídeo da PBS: