Viagem

A cólera da montanha sagrada

Na madrugada de 1o de dezembro, no México, o Vulcão Popocatepetl despertou irado, vomitando cinzas e vapores de enxofre sobre a cidadezinha de Puebla, localizada a seus pés. A erupção produziu uma coluna de fumaça de mais de três mil metros de altura. Desde os tempos pré-colombianos dos astecas, essa montanha é considerada morada de deuses pelos mexicanos. Nos últimos 13 anos, não se sabe por qual razão, o Popocatepetl se mostra muito mais ativo durante o mês de dezembro.

NOIVA EXAGERADA

Em Guangzhou, na China, uma noiva bateu o recorde em matéria de véu e pediu para entrar no livro Guinness . Seu vestido era simples, mas o véu pesava 100 quilos, tinha 3 metros de largura e 200,8 metros de comprimento! Só o ritual das fotografias do casamento, tiradas diante do hotel onde aconteceu a festa, durou mais de duas horas. E os convidados tiveram de fazer força: foram todos chamados para carregar o véu da noiva.

 

Doador de ESPERMA em maus lençóis

Andie Bathie, 37 anos, bombeiro londrino, nunca pensou nas complicações que teria de enfrentar quando decidiu ajudar Sharon e Terri Arnold, um casal de lésbicas, a ter dois filhos, um menino e uma menina. As duas doaram os óvulos, e Andie foi o doador do esperma que possibilitou sua fecundação. As crianças nasceram lindas e saudáveis. Mas agora a Justiça inglesa está obrigando Andie a pagar todos os meses uma gorda pensão para seus filhos. O bombeiro tenta se defender, afirmando que, por conta disso, ele e a esposa não podem ter seus próprios filhos porque não teriam condições de sustentá-los.

Poluição de NAVIOS é maior que a de aviões

Um novo estudo mostra que a poluição provocada pelos navios tem mais influência no aquecimento global do que a originária dos aviões: a quantidade de gases causadores do efeito estufa expelida pelas embarcações é duas vezes maior que a das aeronaves – estima-se que a poluição causada por navios aumentará 75% até 2020. A pesquisa constatou que a quantidade de gases poluentes hoje emitidos pelas atividades marítimas chega a mais de um bilhão de toneladas, enquanto a de transportes aéreos, 650 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, a procuradoria geral exigiu que a Agência de Proteção Ambiental tome providências para reduzir a emissão de gases em águas norte-americanas. A nova regulamentação da União Européia exige que os navegadores usem combustíveis menos poluentes.

Transfusões de SANGUE podem ser prejudiciais

Segundo cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, após três horas de armazenamento, o sangue começa a perder óxido nítrico, que facilita a transferência de oxigênio dos glóbulos vermelhos às células. Devido a isso, os pacientes que recebem sangue por transfusões têm maior risco de sofrer um ataque cardíaco. O estudo, liderado por Jonathan Stampler, é o primeiro nesse campo. A equipe já conseguiu aumentar o fluxo sangüíneo aos corações de cachorros com falta de oxigenação agregando óxido nítrico ao sangue armazenado. Os pesquisadores estudam meios de incorporar a técnica aos humanos.

Neonazistas se manifestam nos EUA

Grupos neonazistas não surgem apenas na Alemanha e em alguns outros pontos da Europa. Várias organizações racistas surgem também nos Estados Unidos. Uma delas, chefiada pelo apresentador de rádio e televisão Hal Turner, realizou uma grande manifestação denominada “Corrida contra o terrorismo das gangues negras”, na cidade de Kalamazoo, Missouri. Na foto, seguidor de Turner faz a saudação nazista durante a manifestação.

 

Comedores de MINGAU

Em Bossier City, na Lousiana (EUA), todos os anos no outono realiza-se o Campeonato Mundial de Comedores de Mingau de Aveia. Centenas de concorrentes, vindos de todos os Estados norte-americanos, reúnemse lá para ver quem consegue comer mais e mais rapidamente pratos e mais pratos de mingau. Joey Chestnut, na foto, ganhou o terceiro lugar: comeu quase dois quilos em apenas quatro minutos.

No reino das cavernas

A região espanhola de Navarra, nos Pirineus, é muito rica em matéria de cavernas. A cada ano, ela atrai mais espeleólogos que chegam com seus equipamentos ultramodernos para descobrir mistérios ocultos nas profundezas da terra. Espeleologia é o estudo científico das cavernas, suas estruturas, composição físico-química, propriedades, história, formas de vida que as habitam e os processos pelos quais elas se formam (espeleogênese) e mudam continuamente através do tempo (espeleomorfologia). Na foto, cachoeira atrás da Pedra de San Martin, na caverna de mesmo nome, uma das mais bonitas cavernas de Navarra.

Água ameaça pirâmide e esfinge

Águas subterrâneas formaram uma poça nas proximidades da Esfinge e da Pirâmide de Queóps. Por conta disso, há seis meses, um pequeno gramado começou a crescer na região. Arqueólogos estão preocupados com a integridade das obras milenares devido ao ocorrido.

 

Panqueca de ESQUILO

O restaurante do Famous Wild Boar Hotel, em Cumbria, Inglaterra, inclui em seu cardápio um prato exótico: panqueca de esquilo cinzento em estilo oriental. Isso porque os animais são vistos como pragas na Grã-Bretanha por ameaçar a espécie nativa – esquilos vermelhos -, roubar ovos de passarinhos e arrancar cascas das árvores. A carne de esquilo foi elogiada e muitos consumidores compararam o sabor com o da carne de coelho. Outros já acharam o gosto muito parecido com o do frango. Os animais servidos até agora no restaurante foram capturados nos arredores do hotel.

Escorpião GIGANTE

Há 390 milhões de anos, essa ameaça era oito vezes maior

Prato cheio para os filmes de terror: o pesquisador Markus Poschmann descobriu numa pedreira perto de Prüm (Alemanha) a garra fossilizada de um escorpião marinho a qual, pelo tamanho, indica que os caranguejos, escorpiões e aranhas gigantes que o sucederam na Terra eram bem maiores do que se imaginava. Pelos cálculos dos cientistas, como a garra encontrada tem 46 centímetros de comprimento, o animal (Jaekelopterus rhenaniae) teria cerca de 2,5 metros – por volta de meio metro a mais do que os cálculos anteriores indicavam.

 

Elefantes distinguem pessoas pela roupa e pelo CHEIRO

Um estudo feito no Quênia mostrou que os elefantes são capazes de distinguir o homem por seu cheiro e pelas cores das roupas. Os animais demonstravam mais medo quando sentiam o cheiro de roupas usadas por guerreiros masai, que provam sua virilidade atacando elefantes. Já quando alguém da etnia kamba se aproximava, eles agiam pacificamente. Os elefantes também reagiram de modo agressivo às roupas vermelhas, muito usadas por jovens masai.

Corrida de carros movidos a ENERGIA SOLAR

A 16ª versão da World Solar Challenge, corrida de carros movidos a energia solar, chegou à sua 16ª versão em outubro de 2007, com uma prova de três mil quilômetros entre Darwin, no norte da Austrália, e Adelaide, no sul do país. Participaram do evento 38 veículos, representando 19 países. A competição, realizada a cada dois anos, teve início em 1987 e vem se tornando cada vez mais popular devido às campanhas pela energia sustentável e à preocupação com o aquecimento global. A vencedora da última edição, pela quarta vez consecutiva, foi a equipe holandesa Nuon, da Universidade Técnica de Delf, com o carro Nuna 4. A próxima competição do gênero está prevista para 2009.

Veja também

+ Invasão de vespas assassinas aumenta tensão com 2020 nos EUA
+ Anticoagulante reduz em 70% infecção de células pelo coronavírus
+ Assintomáticos: 5 dúvidas sobre quem pega o vírus e não tem sintomas
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança

COMPARTILHAR