Vídeo chocante mostra óleo chegando a praia de Aracaju

Segundo o último levantamento oficial do Ibama, já são 124 praias contaminadas, em 59 municípios de oito estados nordestinos

Mancha de óleo na praia da Coroa do Meio, em Aracaju / Foto: Salve Maracaípe

O Movimento Salve Maracaípe publicou em seu perfil no Instagram um vídeo impressionante mostrando uma enorme mancha de óleo chegando a rochas na praia da Coroa do Meio, em Aracaju.

https://www.instagram.com/p/B3MxnCSnIEr/

O Salve Maracaípe pediu ação do presidente Jair Bolsonaro e criticou o governo por não agir contra a contaminação. “É a primeira vez na história moderna do Planeta Terra que um vazamento de petróleo passeia livremente por um país sem nenhum esforço para ser contido. Esse é um dos vídeos mais chocantes e que mostram claramente que esse petróleo é fácil de detectar e conter, se, simplesmente, aeronaves e embarcações tivessem sido empenhadas desde o início”, diz a publicação.

Desde o início de setembro, manchas de óleo estão atingindo diversas praias do Nordeste. Segundo o último levantamento oficial do Ibama, são 124 praias contaminadas, em 59 municípios de oito estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A Bahia, que até ontem era o único estado sem contaminação, começou a receber manchas de óleo na quinta-feira (3). Apesar de não constar do relatório oficial do Ibama, tanto a entidade quanto a Marinha confirmaram a contaminação.

Na quarta-feira (2) um inquérito foi instaurado para apurar a origem do óleo. Em relatório, a Petrobrás afirmou que o óleo que está atingindo o Nordeste não foi produzido pela companhia.

Em relatório sigiloso da Petrobrás, segundo reportagem da revista Época, a companhia afirma que o óleo pode ter vindo da Venezuela. A informação não foi confirmada pela empresa.