Livros

Vídeo nas Aldeias

Índios vistos por índios, com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, sem intermediários brancos.

 

Há 25 anos o projeto Vídeo nas Aldeias estimula a produção de vídeos de índios feitos por índios. Já foram produzidos 37 filmes e 127 aldeias receberam cursos e oficinas de produção. Para comemorar o aniversário da iniciativa surgiu este livro-vídeo, de 256 páginas, com fotos, ensaios críticos e depoimentos. Acompanham 2 DVDs com 10 filmes, mostrando aldeias, festas, costumes e estilos de vida indígenas. O projeto fundador do audiovisual indígena no Brasil foi iniciado em 1987 pelo cineasta Vincent Carelli, da ONG Centro de Trabalho Indigenista, de São Paulo, após anos de convívio com os nhambiquaras de Rondônia. O modo como cada povo incorpora o audiovisual é a grande atração da série. Em 2009, Carelli ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Gramado com o documentário Corumbiara.

Uma, Duas

Eliane Brum

Ed. Leya

Primeira ficção da premiada jornalista gaúcha. O romance narra uma relação difícil entre mãe e filha, permeada de ressentimento, mas também de amor e de companheirismo. As personagens mergulham em reflexões sobre seus vínculos e particularidades. Literatura passional.

 

Essa Bunch é um Amor

Alice Kominsky-Crumb

Ed. Conrad

A antologia é uma autobiografia em que a autora descreve, em quadrinhos, sua infância difícil, os anos de cultura hippie e a vida de casada com o célebre e esquisito desenhista do underground americano Robert Crumb. O sarcasmo e a autoironia dominam.

 

 

A privataria tucana

Amaury Ribeiro Júnior

Geração Editorial

Páginas de documentos e análises controversas sobre as privatizações na era Fernando Henrique Cardoso, mostrando contas no exterior, cópias de cheques, contratos e fotos de locais onde políticos supostamente guardam dinheiro para enriquecer e financiar campanhas.

Clarice na Cabeceira –

Romances

José Castello

Ed. Rocco

A escritora Clarice Lispector (1920-1977) virou um fenômeno nas redes sociais, cultuada por milhares de fãs. Este livro apresenta uma boa seleção de textos, romances e histórias marcantes do singular universo “clariciano”, colecionadas por um expert.

 

Cinema

A DAMA DE FERRO

Longa-metragem ficcional baseado na história de Margaret Thatcher (interpretada por Meryl Streep), a ex-primeira ministra britânica que quebrou a barreira de gênero e de classe social e conquistou proeminência na política dominada pelos homens. Dirigido pela cineasta inglesa Phyllida Lloyd, o filme também oferece uma reflexão complexa sobre o preço do poder.

Reis e ratos

A trama de Mauro Lima se passa no Rio de Janeiro em 1963, às vésperas do golpe militar, envolvendo um grupo peculiar: um agente da CIA (Selton Mello), um excafetão (Rodrigo Santoro), um radialista médium (Cauã Reymond), uma cantora de boate (Rafaela Mandelli) e um major da Aeronáutica (Otávio Muller).

A invenção de Hugo Cabret

O filme de Martin Scorsese conta a história de Hugo (Asa Butterfield), um garoto de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem de Paris, em 1930. Antes de morrer, seu pai lhe presenteia com um misterioso androide. Ao conhecer Isabelle (Chloe Moretz), Hugo descobre a chave do coração que faz o androide voltar a funcionar.

DVD

Biutiful

O filme do mexicano Alejandro González Iñárritu conta o drama de Uxbal (Javier Bardem) em Barcelona, um homem dividido entre o trabalho de ajudar pessoas a morrer e de criar dois filhos sem a mãe. Um dia, descobre que está com câncer terminal, com poucos dias de vida. O filme mostra uma busca pela redenção e a dor de se despedir da vida.

 

Exposição

Personagens e Fronteiras

Até 4 de março, em São Paulo, está aberta a exposição Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro, vencedora do prêmio Triga de Ouro na Quadrienal de Praga, um dos maiores eventos de cenografia do mundo. A exposição apresenta obras cenográficas de 27 espetáculos brasileiros produzidos desde 2005. Onde: Funarte (Alameda Nothmann, 1.058. São Paulo, SP). Informações: (11) 3662-5177.

 

 

 

CD

Vanessa da Mata

Bicicletas, bolos e outras alegrias triviais mostram que os bons momentos são feitos de elementos simples. Letras e melodias enfatizam a simplicidade e a alegria de viver. Vanessa da Mata compôs todas as canções e gravou com a participação de Lokua Kanza e Gilberto Gil.

 

 

 

Aplicativo

Yellow Submarine

Boa notícia para quem tem iPad, iPhone ou iPod Touch: o livro interativo Yellow Submarine, dos Beatles, está disponível no iTunes, de graça. Além da leitura, é possível assistir a 14 videoclipes, escutar áudios e interagir com a história. Há um trailer disponível em: www.iTunes.com/TheBeatles.

 

 

Site

Memória da Imigração

O banco de dados online do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura conta com 87 mil imagens para pesquisa e download gratuito. O projeto integra o acervo digital do Museu da Imigração.

www.museudaimigracao.org.br

Mais terras indígenas

Site com informações sobre os 669 territórios indígenas do Brasil, produzido pelo Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental, ONG de São Paulo. Apresenta mapas detalhados e gráficos sobre direitos territoriais, desmatamento e sociodiversidade.

 

Isaac Newton

A biblioteca digital da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, disponibilizou, online, os cadernos de anotações de Isaac Newton (1643- 1727). Entre as obras presentes, há uma edição de Principia Mathematica, com comentários do cientista. http://cudl.lib.cam.ac.uk/

Portal de pesquisadores

O objetivo do Innoversia é encurtar a distância entre a produção científica ibero-americana e as empresas que procuram soluções tecnológicas. O portal cadastra mais de 6,5 mil pesquisadores de 300 instituições. www.innoversia.net