Moda para o ano-novo

Moradoras de Mumbai, a capital financeira da Índia, vestem trajes tradicionais numa procissão que celebrou o Gudi Padwa, o ano-novo no Estado de Maharashtra, em 4 de abril. O Gudi Padwa cai no primeiro dia do mês de Chaitra, segundo o calendário lunar, e é celebrado com cantos e danças. A data marca o fim de uma colheita e o início de uma nova, o que, para uma comunidade agrícola, significa o começo de um novo ano.

 

Carne bovina com gosto suíno

Cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) da Argentina afirmam que mudaram o gosto da carne do seu gado, aproximando-a do sabor da suína. A explicação é a nova dieta de engorda (rica em ácidos graxos), à base de alimentos industrializados e sementes oleaginosas.

 

Espermatozoide de laboratório

Cientistas da Universidade da Cidade de Yokohama, no Japão, criaram espermatozoides de camundongos a partir de células do testículo dos roedores recém-nascidos, de dois ou três dias de vida. Os espermatozoides já geraram proles aparentemente saudáveis e férteis. Resta saber como será o comportamento dos ratos artificiais ao longo da vida e se esse experimento pode ser, um dia, aplicado em humanos.

 

Poluição no cérebro

A poluição atmosférica em estradas movimentadas pode causar danos no cérebro, além de perda de memória e doença de Alzheimer, afirmam cientistas norte-americanos. Eles recriaram os poluentes oriundos da queima de combustíveis fósseis e do desgaste de partes dos veículos e do pavimento e submeteram ratos cobaias a essas condições por 15 horas semanais durante dez dias. Mesmo minúsculas (cerca de um milésimo da largura de um fio de cabelo), as partículas causaram danos sérios aos cérebros dos animais.

 

 

Criança obesa, problema nos ossos

Um estudo do Medical Research Council (MRC), da Grã-Bretanha, revelou que crianças obesas estão mais propensas a sofrer fraturas e, na terceira idade, a ter osteoporose. Seus esqueletos têm de ser maiores para levar o peso extra, o que reduz a densidade óssea entre 5% e 6% nos ossos maiores, por falta de minerais. Como 90% da massa óssea é adquirida na infância, o MRC alerta que a obesidade infantil aumentará o risco de osteoporose e de fraturas nos quadris e nas costas durante a velhice.

 

 

Atlântida na Espanha

Pesquisadores de vários países liderados por Richard Freund, da Universidade de Hartford (EUA), afirmam que acharam no sul da Espanha possíveis vestígios de Atlântis, a capital da lendária Atlântida. A descoberta foi feita a partir da análise de imagens de satélite que sugerem a existência de uma cidade submersa ao norte de Cádiz, em meio a terras pantanosas. Para os pesquisadores, um tsunami devastou a cidade e seus sobreviventes teriam ido para o norte, onde ergueram novas cidades, semelhantes à original.

 

Oxalá, novo dinossauro brasileiro

Pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentaram um novo dinossauro brasileiro, o Oxalaia quilombensis. Pela análise dos fósseis, o réptil foi o maior carnívoro do Brasil: tinha entre 12 e 14 metros de comprimento e pesava de 5 a 7 toneladas. Os cientistas acreditam que o animal habitou a Ilha de Cajual, no Maranhão, há 95 milhões de anos.

 

Ibama multa, mas não recebe

Um relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado em abril, mostra que menos de 1% do valor das multas aplicadas pelo órgão chega aos cofres públicos: na média, entre 2005 e 2010 apenas 0,75% foi arrecadado. No ano passado, somente 0,2%. As principais razões são a burocracia, os numerosos recursos jurídicos impetrados (que até 2009 permitiam que um processo voltasse oito vezes ao Ibama), a complexidade dos processos e a informalidade em que muitas empresas operam.

 

A China luta contra o cigarro

O governo da China lançou novas medidas para coibir o fumo em lugares públicos, numa tentativa de reduzir o pesado número de mortes atribuídas ao tabagismo no país – 1 milhão por ano. Cerca de 30% dos adultos (300 milhões de pessoas) fumam, o que torna o vício um dos maiores problemas de saúde do país. Os cigarros passaram a ser proibidos em locais como restaurantes, hotéis, cafés, bares, barbearias e salões de beleza. Eles já eram vetados em cinemas, bibliotecas, salas de concerto e shopping centers.

 

51% dos norte-americanos estão preocupados com o aquecimento global, de acordo com pesquisa anual do Instituto Gallup, e 49% da população pensa que o aquecimento global já está afetando o mundo. Mesmo assim, os percentuais de preocupação caíram: em 2008, 60% da população estava atenta ao problema.

100 graus centígrados é a temperatura da estrela anã marrom CFBDSIR 1458+10B, descoberta num sistema binário a 75 anos-luz da Terra. Ela seria a mais fria anã marrom já vista, mas duas outras, achadas a 40 anos-luz da Terra pelo telescópio Spitzer, podem tirar-lhe o posto. A temperatura do Sol é de cerca de 5.500ºC.

300 milhões de anos é a idade do fóssil do mais antigo inseto voador já descoberto, encontrado em Massachusetts (EUA). Pela análise do fóssil, concluiu-se que o animal tinha 3,6 centímetros e características associadas à atual ordem dos efemerópteros.

 

 

Caçador em perigo

Binay, uma águia-filipina de 7 anos, exibe sua bela plumagem nesta foto batida em 9 de abril no Centro de Águias-Filipinas, nos arredores de Davao, na ilha de Mindanao. Essa grande ave de rapina, endêmica das Filipinas, é considerada um dos maiores e mais poderosos pássaros da Terra. Pode atingir um metro de altura e a distância entre as extremidades de suas asas abertas pode chegar a dois metros. Apesar dessas condições privilegiadas, ela é considerada uma das águias mais raras e criticamente ameaçadas – apenas 500 casais sobrevivem na natureza. As águias-filipinas são protegidas por lei, mas os nativos as caçam como alimento ou por esporte. O Centro de Águias está procurando aumentar, em cativeiro, a população desse pássaro.

 

Movimento pró-felicidade

A felicidade virou tema dos mais sérios na Grã-Bretanha: um grupo de políticos, economistas e acadêmicos locais lançou em abril a Action for Happiness, um “movimento de massa para uma sociedade mais feliz”. Ele parte do princípio de que a bondade produz felicidade e estimula as pessoas a praticar atos simples de generosidade, como abraçar alguém, pedir desculpas ou ceder o lugar num ônibus. Segundo os fundadores, o movimento já tem mais de 4 mil membros, oriundos de 60 países, e pretende passar logo a marca de 1 milhão de “ativistas da felicidade”.

 

Foguete movido a água

Artigo publicado no periódico Journal of the British Interplanetary Society sugere que foguetes movidos a água podem ser enviados ao espaço. A propulsão seria feita por meio de motores eletrotérmicos, que gerariam vapores de água concentrados.

 

 

Fusca verde

As feiras que envolvem tecnologia têm dedicado espaços consideráveis ao aproveitamento de energias renováveis. Foi o caso da Hannover Messe 2011, realizada na primeira quinzena de abril em Hannover, na Alemanha. Na foto, um Fusca recoberto com um material que simula grama verde é “abastecido” com eletricidade em um dos estandes do evento. A feira atraiu exibidores de 65 países, que mostraram seus produtos mais inovadores.

 

Dente de sabre herbívoro

Cientistas brasileiros das universidades federais do Piauí e do Rio Grande do Sul descobriram um dinossauro excêntrico nos pampas gaúchos. É o Tiarajudens eccentricus, um réptil do tamanho de uma anta, com dentes de sabre e herbívoro. Os dentes de sabre, de aproximadamente 12 centímetros, eram usados para defesa e brigas. O animal viveu há mais ou menos 260 milhões de anos.

 

 

Viva a Mata

A exposição Viva a Mata 2011, realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, tem como objetivo mostrar projetos e iniciativas para preservação da Mata Atlântica. O evento terá áreas interativas com banners, jogos e maquetes. Já estão confirmados 15 expositores.

Quando: de 20 a 22 de maio.

Onde: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo, SP).

Quanto: grátis. Mais informações: tel. (11) 3262-4888.

Escher em São Paulo

Depois de Brasília e Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo recebe a exposição interativa O Mundo Mágico de Escher, a mais completa mostra realizada no país sobre o artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898- 1972). Estão expostas 95 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista e suas obras mais enigmáticas.

Quando: desde abril até 17 de julho (de terça a domingo, das 9h às 20h).

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112).

Quanto: gratuito.

Mais informações: tels.(11) 3113-3651, 3113-3652,

site www.bb.com.br/cultura

Arquitetura sustentável

O Museu de Arte Moderna de São Paulo está com duas exposições sobre arquitetura sustentável no Brasil e no mundo. As mostras se chamam Morada Ecológica (montada na Grande Sala), sobre os precursores e os grandes nomes da arquitetura ecológica no mundo, e Razão e Ambiente (na Sala Paulo Figueiredo), sobre como a arquitetura modernista brasileira já trazia linhas sustentáveis. Quando: de 20 de abril a 26 de junho (de terça a domingo, das 10h às 17h30).

Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3).

Quanto: R$ 5,50.

Mais informações: tel. (11) 5085-1300.