Volta ao Mundo

OVELHAS EM PARIS

Criador de ovelhas leva seu rebanho para os arredores da Torre Eiffel, em Paris, em protesto realizado em novembro contra a queda de renda dos fazendeiros, motivada pela crise econômica. De acordo com as entidades que representam os empresários rurais, enquanto os supermercados obtêm lucros consideráveis, os fazendeiros têm dificuldades cada vez maiores para produzir.

ABELHAS TAMBÉM SÃO PREGUIÇOSAS

Um estudo da Universidade de Londres desfaz a imagem de que as abelhas são extremamente trabalhadoras. Segundo a pesquisa, muitas delas só se preocupam em buscar alimento quando percebem que o estoque está acabando. As que retornam à colméia com grande quantidade de comida liberam um feromônio que estimula as demais a buscar o alimento no mesmo local que as primeiras. Mas esse fator só é válido quando as abelhas percebem que só têm 5% ou menos dos compartimentos cheios de comida. E mesmo assim, se a abelha não encontra néctar rapidamente, volta ao ninho e aguarda suas companheiras.

FILTRO NATURAL

Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e engenheiro ambiental, ensina como se livrar da poluição em ambientes fechados simplesmente com a ajuda de plantas filtradoras do ar. Dentre elas, destacam-se as arecas, palmeiras-ráfis (as mais eficientes), dracenas, samambaias e babosa. Mas todas as plantas são capazes de remover os poluentes do ar. A explicação é que as folhas das plantas são capazes de absorver algumas substâncias químicas orgânicas, quebrando a estrutura num processo chamado colapso metabólico. Wolverton lançará em abril de 2009, nos Estados Unidos, um livro sobre o tema: Plants: how they contribute to human health and well-being.

CELULAR ATRAPALHA MOTORISTA

Por que falar ao celular atrapalha mais que uma conversa com passageiros em um veículo? Para David Strayer e William Johnston, da Universidade de Utah (EUA), o celular, mesmo em viva-voz ou fone de ouvido hand-free, desconcentra o motorista. Eles testaram 96 voluntários, entre 18 e 40 anos, num simulador de direção. Enquanto falavam ao telefone, os voluntários erraram o dobro de vezes as entradas e sinalizações das ruas. O número de erros caiu quando a conversa era com um passageiro. Para Strayer e Johnston, o interlocutor que não está no ambiente do motorista fala sem parar, enquanto o passageiro reduz o ritmo da conversa ao perceber que o motorista está numa via perigosa ou vai tomar alguma decisão de rumo.

Aurora boreal de Saturno

Além de seus anéis inigualáveis, Saturno também possui a maior aurora boreal do Sistema Solar. As imagens, invisíveis a olho nu, foram captadas pela sonda Cassini, da Nasa. De acordo com cientistas, o fenômeno pode ter sido causado por partículas dos ventos solares que entraram em choque com o campo magnético de Saturno – mesmo fenômeno que causa as auroras boreais na Terra.

 

CINCO ANOS A MAIS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais cinco anos. Em 1991, ela era de 67 anos; em 2007, passou para 72,57 anos. Esses dados foram apresentados na Tábua Completa de Mortalidade, publicada dia 1° de dezembro. O IBGE divulga essa pesquisa desde 1999.

 

ORIGEM DO CASCO DA TARTARUGA

Para responder a essa pergunta, cientistas da Academia das Ciências Chinesa e da Universidade de Toronto, no Canadá, analisaram três fósseis da espécie mais primitiva de tartaruga, que viveu há cerca de 220 milhões de anos, a fim de estudar a formação do casco. Os fósseis apresentam casco incompleto e dentes. Os cientistas concluíram que o casco se formou a partir de um processo de extensão óssea da coluna vertebral e alargamento das costelas dorsais, que cresceram juntas, formando a carapaça rígida protetora.

PORCO NADADOR

Miss Porky Pig salta para um vistoso mergulho num espetáculo em que os porcos são os astros, durante o Royal Melbourne Show, realizado em setembro na Austrália.

Centenas de pessoas acompanharam as quatro apresentações diárias dela e de seus companheiros Ham Bone, Bacon Bone e Porky Chop, entre outros. O espetáculo abrange corridas e mergulhos de porcos – as primeiras, realizadas desde 1994, e os últimos, desde 2000. A vida de astro de cada porco, entretanto, não é longa: eles só podem competir durante uma única temporada.

ERA GLACIAL A 100 KM DE SÃO PAULO

O Pavimento Estriado Guaraú, localizado em Salto, a 100 quilômetros da capital paulista, é um dos raros afloramentos da Idade do Gelo preservados sob a camada de granito na parte leste da bacia do rio Paraná.

Um afloramento geológico da era glacial foi descoberto em Salto, cidade a 100 quilômetros da capital paulista. O local, batizado de “Pavimento Estriado Guaraú” pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos, é um dos únicos afloramentos preservados sobre o embasamento granítico na borda leste da bacia do Paraná. Ele pode também ser considerado uma extensão da “Rocha Moutonnée”, parque municipal que se tornou um dos símbolos turísticos da cidade. A Prefeitura da Estância Turística de Salto vai negociar uma forma de delimitar o Pavimento, inicialmente com uma cerca, para evitar a degradação ambiental provocada pela extração de minerais e argila.

Prefeitura de Salto quer delimitar o Pavimento para evitar a sua degradação ambiental

SAVOIR-VIVRE FRANCÊS

Cultura e gastronomia é a proposta do turismo francês para 2009: cenários onde não faltam castelos, museus, monumentos históricos e culinária de excelente qualidade – tudo regado com o melhor da produção vinícola local.

Entre os roteiros disponíveis, que tal conjugar Paris, Champagne, Borgonha e o Vale do Loire? Além de Paris, a mágica capital francesa, o tour inclui cidades como Reims e Epernay, onde estão agendadas visitas às principais maisons, como a Moët & Chandon e/ou Perrier Jouët ou Mumm. Em Chablis, na região da Borgonha, visitas a vinhedos e vinícola, como Laroche Wine e Dauvissat. Em Dijon, acidade dos Grandes Duques, os turistas participam de uma descoberta especial, a dos prestigiosos Grand Crus, e visitam o château e mosteiro Clos de Vougeot com direito a iniciação na arte da degustação. A viagem se encerra no famoso Vale do Loire, com um almoço em Villandry, cidade mundialmente conhecida por seu castelo de arquitetura renascentista e seus jardins.

Outra possibilidade proposta é o roteiro que alia, na mesma viagem, as cidades de Paris e Bordeaux e o Vale do Loire. Em Bordeaux, famosa por sua produção vinícola, os turistas terão até aulas específicas para aprender as melhores técnicas de degustação na École de Vin de Bordeaux. Ainda na região, passeios pelos campos de produção de Pommerol e da bucólica Saint- Emilion, assim como a outros famosos produtores de Médoc, passando por Margaux, Saint- Julien, Paulliac. Tudo com direito a degustação, bien sûr.

Os interessados encontram links diretos para cada roteiro sugerido acessando o site da Françatur: www.francatur.com.br

GUERRA DOS TOMATES

Jovens mergulham em tomates durante a IV Tomatina Colombiana, festival anual realizado em Sutamarchan, na Colômbia. De acordo com os organizadores, cerca de 10 toneladas de tomate foram arremessadas pelos participantes do evento.

O BALÃO MAIS FINO DO MUNDO

Pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), desenvolveram o balão mais fino já criado. Ele é impermeável, e nem a menor molécula de gás consegue passar por ele. A membrana de multicamadas de grafene (a versão bidimensional do grafite) pode ser usada em aplicações variadas, como filtros e sensores.

ESPORTE E MENTE

Estudo da Universidade de Chicago (Estados Unidos) mostrou que praticar e/ou assistir a atividades esportivas ajuda a melhorar funções cerebrais de linguagem. A pesquisa foi feita com jogadores, torcedores e pessoas sem vínculos com o hóquei. Os pacientes eram examinados por ressonância magnética no momento em que se pronunciavam palavras relacionadas ao esporte em questão. A conclusão do estudo foi que a região do cérebro associada ao planejamento e ao controle das ações é estimulada quando os amantes de esporte ouvem uma conversa sobre o tema. Esse impulso ajuda as pessoas a compreender informações sobre seu esporte, mesmo não tendo a intenção de jogar.

CALENDÁRIO ECOLÓGICO

Ser ecológico, revista/calendário 2009, é o primeiro lançamento da Editora Perabrasil, de São Paulo. Trata-se de uma edição especial, com reflexões sobre o novo momento do planeta, em crise ambiental e financeira, mas com muitas oportunidades de mudanças positivas. As fotos que ilustram a edição são de Adriana Mattoso e Fábio Colombini, experientes fotógrafos da natureza, envolvidos com ecologia e preservação ambiental. O calendário traz, a cada mês, pensamentos de personalidades como Amit Goswami, Fritjof Capra, Marina Silva, Barack Obama, Deepak Chopra e Al Gore. O projeto da obra foi desenvolvido pelos jornalistas JPereira, Mirna Grzich e Elizabeth Melo.

Contatos: fone (11) 32778763. E-mail: maic@maic.com.br

CURSOS DE FÉRIAS NA PALAS ATHENA

Durante as férias de 2009, o Centro de Estudos Filosóficos Palas Athena, em São Paulo, oferece vários cursos e atividades. Entre eles, “Visão do Universo”, de 13 de janeiro a 10 de fevereiro, ministrado por Paulo Gomes Varella e Regina Auxiliadora Atulim, professores de astronomia do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo; “Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas”, de 15 de janeiro a 19 de fevereiro, por Lia Diskin; “Neuro-redes: Introdução à Dinâmica das Redes de Relacionamento”, de 15 de janeiro a 5 de fevereiro, por Clara Pelaez; “Cinema e Literatura”, de 16 a 23 de janeiro, por Vera Lucia Paes de Almeida; “Formação de Lian Gong em 18 Terapias e I Qi Gong”, de 16 de janeiro a 8 de fevereiro, por Maria Lucia Lee; “Teia da Vida”, de 16 de janeiro a 6 de fevereiro, por Maria Cristina Belfort e Márcia Halli Menneh, do projeto Gaia Education; “Brinquedos de Origami com Jornal”, dia 17 de janeiro, com Irene Tanabe e Márcia Bandeira; “O Bordado, o Tecido Estampado e o Livro de Receitas”, de 27 de janeiro a 17 de fevereiro, por Cibele Barzaghi Toloi; “Paisagens da Alma – Introdução ao Pensamento de Jung”, de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, por Vera Lucia Paes de Almeida; “Cultura e História de Moçambique”, dia 31 de janeiro, por Carlos Subuhana; “Para Cultivar uma Pessoa Bonita”, de 2 a 18 de fevereiro, por vários palestrantes; “Música e Filosofia”, de 11 a 18 de fevereiro, por Guilherme Magalhães Oliveira; “Metáforas de Nós Mesmos”, de 13 a 15 de fevereiro, por Lia Diskin.

Mais informações: (11) 3266-6188. Inscrições pelo site www.palasathena.org.br

90 ANOS DA BAUHAUS EM WEIMAR

Nos anos 1920, o movimento de arte e cultura alemão Bauhaus fez furor no mundo inteiro, criando um estilo de arte e design que até hoje influencia inúmeros criadores. Para comemorar os 90 anos da escola, vários eventos e exposições estão programados neste ano na Alemanha.

Em conjunto com outros locais de exposição da cidade, o Bauhaus- Museum Weimar colocará em primeiro plano, de 1° de abril até 5 de julho de 2009, a exposição “Bauhaus está chegando”. A mostra apresentará Weimar como laboratório, no qual se antecipava o que nas outras estações do Bauhaus, em Dessau e Berlim, chegava ao amadurecimento, até, mais tarde, encontrar aceitação no mundo.

Engajado nas celebrações, o Museu de Arquitetura de Frankfurt apresentará, de 6 de março até 26 de abril, uma exposição itinerante internacional sobre o tema: “Bauhaus twenty-21, an ongoing legacy”. Em Berlim, a exposição “Modell Bauhaus”, de 22 de julho até 4 de outubro no Martin-Gropius-Bau, dedica-se aos ícones do design do início do século 20. Veja a programação completa das celebrações Bauhaus 2009 na Alemanha no site: www.visitealemanha.com

 

COMPARTILHAR