Nudez contra as mudanças do clima

Modelos nus são dirigidos pelo fotógrafo norte-americano Spencer Tunick (de preto) em vinhedo da Borgonha, na França, para uma foto gigante produzida com a ONG Greenpeace. A ação é um lembrete dos perigos do aquecimento global. A indústria vinícola pode ser duramente afetada pelas alterações climáticas.

Soja e saúde

Uma das riquezas agrícolas do Brasil, a soja contém grandes quantidades de tocoferol, um antioxidante que, segundo descoberta de pesquisadores da Universidade McGill, de Montreal (Canadá), ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Para os cientistas canadenses, a substância poderá ter papel relevante no desenvolvimento de alimentos funcionais e no tratamento e na prevenção de moléstias.

Ocupação da Lua facilitada

A água descoberta por três naves diferentes em vários locais da superfície da Lua, e não apenas nos polos, abre novas perspectivas para a exploração do satélite. Resultado da associação do hidrogênio presente em partículas solares com o oxigênio de minerais do solo (45% deles contêm esse elemento), essa água poderia ser extraída da poeira lunar e armazenada. O oxigênio e o hidrogênio também seriam aproveitados como combustível e na criação de um ambiente respirável nas bases lunares.

O estresse que encurta a vida

Experiências estressantes vividas na infância, tais como abuso físico ou verbal, podem resultar em tempo de vida mais curto, concluiu um estudo publicado na edição de novembro do American Journal of Preventive Medicine. Na pesquisa, que envolveu mais de 17 mil adultos, observouse que as pessoas expostas a seis ou mais experiências adversas na infância tinham uma tendência duas vezes maior de morrer prematuramente do que aquelas que não haviam passado por momentos semelhantes.

100% será a taxa aproximada de aumento de casos de demência (como a doença de Alzheimer) no mundo a cada 20 anos, anunciaram pesquisadores britânicos em setembro. O incremento se justifica em especial pelo fato de as pessoas estarem vivendo mais, sobretudo em países como Brasil, China e Índia.

Vestígios do que seria uma segunda Stonehenge foram encontrados a cerca de dois quilômetros do famoso sítio megalítico inglês. O novo achado recebeu o nome de Bluestonehenge, em virtude da cor das 25 rochas galesas sobre as quais ele foi erguido. Segundo os arqueólogos, havia ali um círculo com 10 metros de diâmetro, cercado por uma vala.

Tesouro que muda a história

A foto mostra alguns dos mais de 1.500 itens do Tesouro de Staffordshire, a maior coleção de peças anglo-saxônicas já encontrada na Grã-Bretanha, em exposição no Museu de Birmingham. Esses artefatos de ouro e prata, datados provavelmente do século 7, foram localizados num campo por um caçador de tesouros amador, Terry Herbert, durante o mês de julho. A coleção já é considerada de enorme importância e, segundo especialistas, deve ajudar a compor um novo panorama da história britânica daquela época.

20 fêmeas para cada macho é a proporção atingida no Taiti pelas borboletas Hypolimnas bolina. A diferença tem relação com a bactéria Wolbachia, mortal para os machos. Algumas populações do Sudeste da Ásia e de Samoa desenvolveram um gene que encapsula o micróbio, o que devolveu à espécie a proporção 1:1 em termos de gênero.

16,1 milhões de hectares degradados de terras consolidadas para a agricultura existem no Brasil, segundo um estudo da WWF Brasil. A ONG afirma que o País pode dobrar sua área de produção agrícola (hoje de 70 milhões de hectares) recuperando apenas 30% do território ocupado por pastagens degradadas.

Depois do banho

A ursa-polar Lara sacode-se para tirar o excesso de água de seus pelos após um banho. Lara é uma das atrações da área do Alasca do Zoom – World of Experience, evento realizado em Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha.

A verdade na lenda

Uma ave do folclore maori existiu de fato, afirmam cientistas neozelandeses e australianos. O Te Hokioi, que capturaria pessoas, foi identificado como a águiade- haast (Harpagornis moorei), extinta há cerca de 500 anos. Pensava-se que essa ave só se alimentava de animais mortos, mas novos exames de esqueletos mostraram que ela possuía pelve e garras fortes o suficiente para agarrar crianças e levá-las pelos ares. A fêmea tinha duas vezes o tamanho da maior águia atual.

Uma confecção chinesa exportou para o Irã calças jeans femininas com os dizeres “Em nome de Deus, o Compassivo, o Misericordioso”, extraídos do Alcorão. Um detalhe, porém, estragou o negócio: as palavras foram inscritas nos bolsos de trás dos produtos – para os muçulmanos mais devotos, um desrespeito. A polícia apreendeu as roupas e prendeu três empresários que as teriam importado.

Em busca de paz

Muçulmanos de Srinagar, na Caxemira indiana, seguem para a mesquita Jamia Masjid, na última sexta-feira do Ramadã, em setembro. Milhares de fiéis, vários deles em lágrimas, rezaram nessa data pedindo paz e salvação, enquanto se reuniam em mesquitas e templos. Com população majoritariamente muçulmana, essa parte da Caxemira é uma região politicamente instável, na qual atentados terroristas são frequentes.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) produziram material biodegradável a partir do lixo das usinas de açúcar e das fábricas de suco. Com o processo, que usa bactérias superalimentadas, obtém-se um pó biodegradável ótimo para fazer utensílios e embalagens descartáveis. O plástico desaparece em cerca de seis meses.

Praga controlada?

Um pequeno primo do coelho, o pika, nativo do Planalto do Tibete, levou o governo chinês a espalhar, desde maio de 2008, cerca de 200 quilos de contraceptivos para roedores em 49 mil hectares, a fim de controlar a “praga dos ratos do deserto”. Segundo o governo, a multiplicação dos pikas e de outros roedores explicaria a destruição da cobertura vegetal dos campos e a expansão das áreas desérticas no oeste da China. Seus representantes dizem que a droga terá impacto mínimo, mas os ambientalistas duvidam disso.

A empresa britânica TCL desenvolveu um celular ecológico cuja bateria é recarregada por meio de uma manivela. Girá-la por um minuto garante 4 minutos de conversa no telefone.

2 metros de diâmetro é o tamanho da maior pegada de dinossauro já vista, encontrada em outubro nos montes Jura (França). Ela teria sido feita por um animal herbívoro.

63 mil reais foi o preço cobrado pelo café da manhã mais caro do mundo, com o qual a empresa francesa Chambord promoveu a estreia da peça Bonequinha de Luxo em Londres. Ele incluía um croissant decorado com ouro comestível, geleia artesanal de groselha, uma xícara de café indonésio Kopi Luwak e um coquetel de licor Chambord de framboesa e champanhe.

Somos 80% europeus

Pesquisadores da Universidade Católica de brasília estudaram o DnA de 200 pessoas, vindas de cinco regiões urbanas de áreas diferentes do brasil, e concluíram que, em média, os ancestrais europeus correspondem a 80% da herança genética. Há pequenas variações de uma região a outra; no Sul, por exemplo, a contribuição europeia é de 90%. De acordo com esses cientistas, a pigmentação da pele do brasileiro não tem relação direta com a ancestralidade devido ao alto grau de miscigenação.

O superanel de Saturno

O telescópio espacial Spitzer, da Nasa, revelou em outubro a existência de um novo e surpreendente anel de Saturno: ele está a mais de 12 milhões de quilômetros do planeta. Feito de partículas de gelo e poeira, agrupadas de forma semelhante a um denso halo, o anel mede, em altura, algo em torno de 20 vezes o diâmetro de Saturno. Sua origem teria ligação com a lua Febe, de onde sairia o material que a compõe. A imagem acima é uma visão artística, em infravermelho, do anel em relação ao planeta (a pequena esfera no centro).

Google contra o aquecimento global

Depois de lançar o PowerMeter, software gratuito pelo qual os consumidores acompanham o uso de eletricidade no lar, o braço filantrópico da empresa norte-americana Google deu um novo passo rumo à economia de energia. Em parceria com a Energy Inc., ele vai fornecer outro software gratuito, agora para gerenciamento do consumo. Aplicado a um aparelho da Energy, que mede a eletricidade consumida, o programa serve como um poderoso estímulo à ampliação da eficiência energética.

 

AGENDA

Saúde quântica

O Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida destinase à discussão de formas de melhorar a saúde e a qualidade de vida apoiadas na física quântica e à consolidação da tese de que a medicina do futuro será baseada na prevenção de doenças. Entre os palestrantes estão os físicos Amit Goswami e Elizabeth Rauscher, o psicólogo Richard Amoroso, o médico Francisco DiBiasi e o pesquisador da relação física quântica-saúde Wallace Carvalho. Quando: de 27 a 29 de novembro. Onde: Centro de Convenções Complexo de Salgadinho, Olinda, PE. Inscrições e informações: fones (81) 3082-6205/3242- 5903/8806-7276; site www.saudequantum. com (entrar na página de Eventos).

Ensinamentos de Don Juan

Ministrado por aprendizes de discípulos de Don Juan (mestre de Carlos Castaneda, autor do livro A erva do diabo), especializados em tensegridade – os passes mágicos dos xamãs do Antigo México -, o seminário “Serpente emplumada – dreams of Quetzalcóatl” busca levar os participantes às seguintes reflexões: “O que você quer fazer com sua vida? Qual é seu objetivo? O que você está sonhando para sua vida?” Elas ajudam a pessoa a trabalhar problemas, dificuldades e frustrações. Quando: 12 e 13 de dezembro. Onde: Ginásio Municipal de Esportes de Peruíbe (Rua José Veneza Monteiro Natal, 555, Peruíbe, SP). Informações: serpenteemplumada.brasil@ gmail.com ou www.cleargreen.com/mirrors/ portuguese/index.html

Mudanças climáticas em debate interativo

A CNN Internacional e o YouTube se uniram para promover um debate interativo sobre mudanças climáticas no dia 16 de dezembro. Os espectadores poderão assistir ao programa por meio dos sites www.youtube. com/cop15 e www.cnn.com/ireport e interagir na discussão, enviando vídeos, que serão vistos e comentados durante o programa.

Antártica, o paraíso gelado

Última grande fronteira terrestre a ser explorada, a Antártida não é um lugar para todos os gostos. Quem se dispuser a enfrentar as temperaturas baixas, porém, será imensamente recompensado: ar totalmente livre de poluição, um céu que, com tempo estável, exibe um azul deslumbrante, paisagens de extasiar e uma fauna única, na qual se destacam baleias, focas, pingüins, albatrozes e diversos outros pássaros.

o turismo no continente gelado só é possível em uma janela que vai de novembro a março, período de frio menos intenso. Durante esses meses, embarcações equipadas para a navegação nas condições especiais impostas pela região fazem o trajeto entre a Península Antártica e a ponta meridional da América do Sul, tomando como base Punta Arenas, no Chile, ou Ushuaia, na Argentina – esta última já em plena Terra do Fogo. em geral, uma passagem pelas Ilhas Shetland do Sul também está inclusa no pacote. Ao longo da viagem, os turistas recebem informações de especialistas no ambiente antártico sobre a história, a biologia e a geologia dos locais visitados.

Os especialistas costumam indicar o período entre novembro e janeiro (fim da primavera e início do verão austral) como o mais recomendável para quem anseia por aventuras na viagem. Além da sempre emocionante travessia do estreito de Drake, entre a América do Sul e a Península Antártica – área conhecida pelo mar bravio -, os visitantes vão deparar com grandes massas de gelo e de neve e muita atividade nas colônias de pinguins, como a corte feita pelos machos às fêmeas e a construção de ninhos. Fevereiro e março, os dois últimos meses de verão, permitem que as embarcações naveguem mais rumo ao sul, ao longo da Península Antártica. entre os espetáculos naturais à disposição, os visitantes poderão apreciar a majestosa passagem das baleias e o esforço dos pinguins machos para pescar o krill (pequeno crustáceo semelhante ao camarão), que vai servir de alimento para os filhotes.