Volta ao Mundo

O MASCOTE DO ATLÂNTICO

Numa manhã de 1984, ele apareceu na baía de Dingle, no sudoeste da Irlanda, e nunca mais saiu das proximidades desse porto de pesca, para alegria de moradores e turistas que vêm de longe apreciar suas acrobacias. Os pescadores o adotaram como mascote e lhe deram o nome de Fungi. Ele já virou nome de creche, praça e até de pizza! Esse grande golfinho é um animal solitário que, por motivos que ninguém conhece, se sedentarizou e prefere a companhia dos homens à de seus congêneres. Fungi mede três metros e pesa cerca de 300 quilos. Ele brinca com todos os que se aproximam, mas os especialistas não recomendam o contato muito próximo das pessoas com esses animais – por exemplo, tocá-los ou nadar com eles. Trata-se sempre de um bicho selvagem, cujo comportamento é imprevisível.

O TEMPLO DOS TIGRES

O templo budista de Wat Pa Luangta Bua, em Kanchanaburi, Tailândia, atrai turistas de todo o mundo não exatamente por sua beleza arquitetônica. Há nove anos o lugar abriga tigres, e lá os visitantes podem brincar e tirar fotos com esses felinos. Assim que chegam ao templo, os turistas já ganham a oportunidade de acariciar e alimentar alguns filhotes de tigre. Depois, são levados para uma pedreira próxima, onde os tigres crescidos brincam livremente. O primeiro filhote chegou ao templo em 1999, depois que sua mãe foi morta por caçadores clandestinos. Em condições precárias de saúde, o animalzinho morreu pouco tempo depois, mas o templo continuou a procurar filhotes.

Pela medição peruana, o Amazonas supera o Nilo por quase 400 quilômetros.

O maior RIO do mundo é…

O Amazonas! Pesquisadores da Sociedade Geográfica de Lima, Peru, fizeram uma expedição à nascente do rio Amazonas, localizada na quebrada Apacheta, na base do Nevado Quehuisha, no departamento de Arequipa, Andes do sul do Peru, a mais de cinco mil metros de altitude. O rio percorre mais de sete mil quilômetros de extensão, passa pelo Peru e pelo Brasil, até desembocar no Oceano Atlântico. O Amazonas tem 391 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.

Contra o aquecimento global

A organização Alliance for Climate Protection, criada pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore (foto), Prêmio Nobel da Paz em 2007, lançou no fim de março uma campanha para estimular dez milhões de voluntários a agir contra as mudanças climáticas. A iniciativa – que envolverá investimento de US$ 300 milhões em comerciais na televisão e na internet até 2011 – é uma forma de pressionar o próximo presidente dos Estados Unidos a apoiar projetos de controles mais severos de emissão de poluentes e a assumir um papel de liderança na renegociação do Protocolo de Kyoto. Segundo ambientalistas, o plano é a mais ambiciosa campanha pública já lançada nos EUA.

Plantas no escritório fazem as pessoas pensar que estão mais saudáveis.

Ambiente de TRABALHO verde

De acordo com uma pesquisa da Universidade Agrícola da Noruega, ter plantas no ambiente de trabalho é benéfico à saúde. O estudo comparou as condições de saúde dos funcionários que se encontravam ou não em meio a plantas. Os pesquisadores acreditam que, psicologicamente, as plantas trazem em si a idéia de saúde e fazem com que as pessoas acreditem que estão mais saudáveis. As plantas e os micróbios presentes na terra também ajudam a remover compostos orgânicos voláteis, prejudiciais à saúde. Especialistas da instituição norueguesa afirmam que a presença de plantas reduziu fadiga, estresse, tosses, desidratação, pressão sangüínea e dores de cabeça nos funcionários. Por seu lado, um estudo da Universidade do Estado de Washington, Estados Unidos, comprovou que as plantas aumentam a reação e a concentração das pessoas.

POPEYE estava certo!

Cientistas da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos, comprovaram que espinafre ajuda a aumentar os músculos. Eles extraíram esteróides das folhas da verdura e analisaram sua ação em contato com amostras de tecido muscular humano. Os esteróides aumentaram a velocidade de crescimento dos músculos em 20%. Os pesquisadores concluíram que o esteróide transforma proteínas em massa muscular. Eles afirmam que quem quiser a ajuda da verdura para ficar mais forte deve comer um quilo dela diariamente. Outros estudos anteriores constataram que o espinafre também ajuda pessoas obesas a emagrecer, pois faz a velocidade da digestão de gordura diminuir, dando a sensação de saciedade.

CABRA TRANSGÊNICA

Nasceu o primeiro cabrito transgênico da América Latina, resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Academia de Ciências da Rússia. Os estudos procuraram desenvolver um animal que produzisse nas glândulas mamárias, junto com o leite, uma proteína de nome hGCSF, que pode ser utilizada em casos de imunodeficiência, como a Aids, e em pacientes submetidos a radioterapia ou quimioterapia. A mesma experiência foi tentada em 2006, mas o animal acabou morrendo por conta de uma infecção.

COMPARTILHAR