Volta ao mundo

Destruição em série

Cenário de Jérémie, cidade na Península de Tiburon (Haiti), após a passagem do Matthew: devastação causada por ventos de até 230 km/h e chuvas torrenciais
Cenário de Jérémie, cidade na Península de Tiburon (Haiti), após a passagem do Matthew: devastação causada por ventos de até 230 km/h e chuvas torrenciais

Onze dias depois de se formar no Oceano Atlântico, o furacão Matthew foi rebaixado a ciclone tropical em 9 de outubro, ao chegar à Carolina do Norte e à Virgínia (Estados Unidos), deixando no seu rastro uma sucessão de catástrofes no Caribe e na costa leste dos EUA. Até aquela data, o primeiro fenômeno do gênero a chegar, no Atlântico, à categoria 5 (máxima) desde o furacão Felix, em 2007, já havia acumulado pelo menos 21 mortes na Flórida, na Geórgia e nas Carolinas do Norte e do Sul, 4 na República Dominicana, 1 na Colômbia, 1 em São Vicente e Granadinas e cerca de 1.000 no Haiti, além de causar inundações e múltiplos danos à infraestrutura e às atividades econômicas nos locais por onde passou. País mais pobre das Américas, o Haiti recebeu em 4 de outubro a carga mais violenta do Matthew: o furacão, então com categoria 4 e ventos de 230 km/h, devastou a Península de Tiburon, no sudoeste do país, que ainda busca se reerguer após o terremoto de 2010. Centenas de milhares de haitianos estão sem teto e teme-se que um surto de cólera como o de 2010 se repita agora, devido à precariedade das condições sanitárias locais. A violência do Matthew se encaixa tristemente no perfil de furacões mais fortes previsto para os tempos de aquecimento global.

 

Aviação menos poluente

Controle deverá começar em 2021
Controle deverá começar em 2021

Governos de vários países chegaram em outubro a um acordo inédito para controlar emissões de gases-estufa da aviação internacional – um setor não contemplado pelo Acordo de Paris e que representa hoje cerca de 2% das emissões mundiais. Segundo o texto, definido durante a 39ª Assembleia da Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal (Canadá), a partir de 2021, empresas aéreas com voos partindo ou chegando dos países signatários deverão reduzir ou compensar as emissões que superem os níveis de 2020. A primeira fase do novo mecanismo vigorará de 2021 a 2026 e será voluntária. Por enquanto, 64 países vão participar dela, o que já cobriria cerca de 66% do aumento de emissões de CO2 esperadas para o setor de aviação internacional entre 2021 e 2026. Até meados de outubro, o Brasil ainda não fazia parte da lista.

 

Pesca vigiada

Mais de 35 mil barcos poderão ser acompanhados
Mais de 35 mil barcos poderão ser acompanhados

As ONGs Oceana e SkyTruth e o Google lançaram em setembro a versão beta do Global Fishing Watch (Observatório Global da Pesca, no portal globalfishingwatch.org), uma plataforma online que permite monitorar e acompanhar gratuitamente as atividades dos maiores navios de pesca comercial do mundo. A ferramenta mostra a atividade de pelo menos 35 mil embarcações que operam no mundo. A plataforma é atualizada regularmente para mostrar os percursos e as atividades pesqueiras dos navios, de 1º de janeiro de 2012 até três dias antes do presente. As parceiras esperam que a iniciativa possibilite aos gestores da área compreender melhor e aprimorar a gestão da atividade pesqueira em suas águas, além de contribuir para que as agências de fiscalização contenham a pesca ilegal.

 

1_pl526_volta4de novembro, véspera do início da Conferência do Clima em Marrakesh (Marrocos), é a data oficial de adoção do Acordo de Paris para o combate às mudanças climáticas. A oficialização veio após 72 países, responsáveis por 56,75% das emissões de gases-estufa, ratificarem o texto. Eram necessários no mínimo 55 países, responsáveis por 55% das emissões.

 

Robozinho amigo

Kirobo Mini: “companhia” para os motoristas
Kirobo Mini: “companhia” para os motoristas

No ano que vem, a indústria japonesa Toyota vai colocar no mercado um pequeno robô, o Kirobo Mini. Equipado com inteligência artificial e uma câmera embutida, o robozinho (tem dez centímetros de altura e cabe na palma da mão) pode movimentar a cabeça, os braços e os pés, reconhecer o rosto de uma pessoa que lhe dirige a palavra e manter conversas improvisadas. A montadora pretende fazer com que o Kirobo seja um “amigo” dos proprietários de seus veículos, uma ideia interessante em um país com baixíssimo índice de natalidade. O preço previsto do brinquedinho ficará em torno de R$ 1.250,00.

 

Natureza contaminada

Floresta boreal canadense: em 2009, ela e outras áreas selvagens ocupavam 23% da superfície da Terra
Floresta boreal canadense: em 2009, ela e outras áreas selvagens ocupavam 23% da superfície da Terra

A extensão de áreas selvagens na Terra diminuiu mais de 10% entre 1993 e 2009, indica uma pesquisa publicada em outubro na revista Current Biology. Nesse período, as perdas na Amazônia foram de 30%, bem acima da média. A análise – realizada por uma equipe liderada pelo biogeógrafo James Watson, da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, sediada na Universidade de Queensland (Austrália) – teve como critério não o desmatamento, mas a perda de paisagens selvagens intocadas pelo homem. Os autores do estudo frisaram a importância das regiões onde os processos ligados à ecologia e à evolução ocorrem quase que sem interferência humana. Segundo eles, em 2009 as áreas selvagens ocupavam cerca de 23% da superfície terrestre (30,1 milhões de km2), espalhadas basicamente por América do Norte, norte da Ásia, norte da África e Austrália.

 

Pegada gigante

O cientista Shinobu Ishigaki, da Universidade de Okayama, ao lado da pegada
O cientista Shinobu Ishigaki, da Universidade de Okayama, ao lado da pegada

Uma das maiores pegadas de dinossauro já encontradas foi descoberta em agosto, no deserto de Gobi, por pesquisadores da Mongólia e do Japão. A impressão, de 106 centímetros de comprimento e 77 cm de largura, foi feita provavelmente por um titanossauro (herbívoro gigante de pescoço longo) que, segundo os cientistas, mediria mais de 30 metros de comprimento e 20 metros de largura. A equipe, que divulgou a novidade em outubro, está à procura dos fósseis do dinossauro. O esqueleto do maior desses répteis já encontrado foi descoberto em 2014 na Argentina. Ele tinha 37 metros de comprimento e pesava cerca de 70 toneladas.

 

Mar de lixo

A mancha de lixo flutuante situada entre a Califórnia e o Havaí é muito pior do que se imaginava, informou em outubro a Ocean Cleanup, fundação holandesa que busca tirar o plástico dos oceanos. Um voo de reconhecimento revelou que os detritos ocupam uma área mais ampla do que as estimativas anteriores e sua densidade é muitas vezes maior do que o estimado. O “coração” do mar de lixo se estende por cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, circundados por 3,5 milhões de km2 também tomados pela sujeira. Segundo o programa ambiental da ONU, o chamado Grande Depósito de Lixo do Pacífico cresce tão rapidamente que já pode ser visto do espaço. A Ocean Cleanup quer combater o problema com barreiras de borracha que usarão as correntes marinhas para concentrar o lixo flutuante, facilitando sua coleta. O primeiro teste deverá ocorrer em 2017.

1_pl526_volta8

 

1_pl526_volta9bilhões de dólares é quanto, no mínimo, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua mulher, a médica Priscilla Chan, querem investir nos próximos dez anos “para curar, prevenir ou controlar todas as doenças durante a vida dos nossos filhos”. O valor é 10% do que o National Institutes of Health, dos EUA, gasta todo ano para financiar pesquisas biomédicas básicas.

 

Relógio acelerado

1_pl526_volta10

Um “relógio biológico interno” explica por que certas pessoas envelhecem mais rapidamente e morrem mais cedo mesmo que tenham um estilo de vida saudável, afirmam cientistas americanos. Segundo o estudo do bioestatístico Steve Horvath e de sua equipe da Universidade da Califórnia em Los Angeles, publicado em setembro na revista Ageing, essa parcela da população (cerca de 5% do total) tem riscos 50% maiores de morrer em qualquer idade do que a média. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão analisando alterações químicas sutis no genoma relacionadas ao metil, radical derivado do metano, que não chegam a afetar o código subjacente do DNA da pessoa. Eles observam, porém, que as mudanças biológicas ligadas ao envelhecimento são potencialmente reversíveis. Essa característica deverá viabilizar tratamentos para retardar o processo de envelhecer e ampliar o tempo de vida dos humanos.

 

Fim do confinamento

A rede de fast food Burger King, por meio de sua controladora, a Restaurant Brands International (RBI), anunciou em setembro que até 2025 só comprará ovos e carne suína livres de gaiolas em sua cadeia de fornecimento na América Latina. Nessa região, galinhas poedeiras e porcas reprodutoras são geralmente criadas em pequenas gaiolas, que limitam seus movimentos. A ação reflete o trabalho de nove ONGs dedicadas ao bem-estar animal (como Humane Society International, Mercy For Animals e Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal) para convencer empresas alimentícias a trabalhar com cadeias de fornecimento livres de gaiolas para galinhas e porcas. Arcos Dorados (operadora do McDonald’s), Unilever, JBS, BRF e Aurora também estão assumindo compromissos semelhantes.

 

Chuva lunar

A lua Europa: jatos de vapor d’água que atingem 200 km de altura
A lua Europa: jatos de vapor d’água que atingem 200 km de altura

Europa, um dos maiores satélites de Júpiter, está nas principais listas de lugares do Sistema Solar que podem abrigar vida, e uma descoberta recente da Nasa reforça a hipótese. A agência espacial americana detectou em imagens do telescópio Hubble uma “atividade surpreendente” na gelada lua: ela poderia estar formando chuva a partir de jatos de vapor d’água que irrompem da superfície. Os jatos podem subir até 200 quilômetros de altura, segundo a Nasa. O oceano que recobre Europa pode conter o dobro da água existente em todos os oceanos da Terra.

 

1_pl526_volta12foi o aumento real do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2014 e julho de 2015 ante o período de 12 meses imediatamente anterior, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados do Prodes, o satélite de monitoramento da instituição, revelaram que o corte raso na região atingiu 6.207 km2 – o maior valor desde 2011.

 

Mares preservados

Entre junho e setembro, o presidente americano Barack Obama criou duas áreas marinhas de proteção ambiental. Uma delas, o Papahanaumokuakea Marine National Monument, na costa do Havaí, é a maior do mundo, com mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. A outra, o Monumento Nacional Marinho Northeast Canyons and Seamounts Marine National Monument, no litoral da Nova Inglaterra, é a primeira do gênero criada pelo país no Oceano Atlântico e ocupa quase 13.000 km2. Com isso, os Estados Unidos ampliam consideravelmente suas áreas marinhas protegidas, mas a soma ainda se limita a 31,7% das suas águas. A área do Brasil é menor: 20,5%. Confira a seguir os campeões na defesa de seus mares, segundo dados de 2014 do Banco Mundial.

1_pl526_volta13

 

Osso sob encomenda

1_pl526_volta14

Pesquisadores da Northwestern University (EUA) criaram um tipo de osso artificial que pode ser moldado em uma impressora 3D para implantes customizados. Segundo a equipe liderada por Adam Jakus afirma em artigo publicado em setembro na revista Science Translational Medicine, o novo produto, denominado “osso hiperelástico”, foi implantado em um macaco e, depois de quatro semanas, estava totalmente fundido ao crânio do animal, enquanto novos vasos sanguíneos cresciam dentro dele. O material é barato e, a princípio, parece ser útil em vários problemas ósseos, em áreas como espinha, crânio e mandíbula. Jakus e seus colegas esperam poder testá-lo em humanos em até cinco anos.

 

Paternidade tripla

John Zhang segura bebê com três pais: primeiro caso bem-sucedido do gênero
John Zhang segura bebê com três pais: primeiro caso bem-sucedido do gênero

Três pessoas doaram material genético para a concepção de um bebê nascido no México em abril, no primeiro caso bem-sucedido do gênero no mundo. John Zhang, do New Hope Fertility Center de Nova York, e sua equipe de médicos usaram o procedimento – denominado transferência mitocondrial – em um casal jordaniano porque a mulher, portadora dos genes da síndrome de Leigh (que danifica severamente o sistema nervoso em formação), já sofrera quatro abortos espontâneos e perdera dois filhos pequenos. Os médicos inseriram o núcleo de um óvulo da mulher em um óvulo de uma doadora sadia e o fertilizaram com o esperma do marido. Dos cinco embriões criados, apenas um se desenvolveu normalmente; implantado na mãe, nasceu nove meses depois. O parto foi feito no México porque o país ainda não tem regulação legal para o método.

 

Pecuária sustentável

Produção de carne, leite e ovos e emissão de gases-estufa da pecuária podem ser calculados pela ferramenta
Produção de carne, leite e ovos e emissão de gases-estufa da pecuária podem ser calculados pela ferramenta

Uma ferramenta interativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) permite que pecuaristas, decisores políticos e cientistas calculem a produção de carne, leite e ovos, além das emissões de gases-estufa, a fim de tornar o setor mais produtivo e amigável ao ambiente. Desenvolvido pela FAO a fim de apoiar a mudança de políticas e práticas para atingir um desenvolvimento sustentável da pecuária, o Modelo Global Interativo de Avaliação do Gado no Ambiente (GLEAM-i) pode ser executado por qualquer pessoa usando o programa Excel, incluindo organizações comunitárias que atuam em áreas remotas. O GLEAM-i abrange variáveis como países e regiões, o número e tipos de gado, além das condições específicas em que os animais são mantidos. A FAO defende que, com alterações viáveis e acessíveis, os pecuaristas podem aumentar a produção e reduzir as emissões em cerca de um terço.

 

Estímulo duvidoso

1_pl526_volta17

Os objetos “vestíveis”, como relógios e pulseiras, destinados a estimular seus usuários a praticar atividades físicas podem ter o efeito contrário, indica um estudo americano realizado durante dois anos. Publicada em setembro na revista Journal of the American Medical Association, a pesquisa mostrou que, no que se refere a encorajar as pessoas a perder peso, os aparelhos (alguns dos quais custam cerca de R$ 650) eram menos eficientes do que a simples adesão a um programa de dieta e exercícios. No estudo, as pessoas que utilizaram os aparelhos perderam em média 3,5 kg, enquanto as que seguiram o programa perderam 5,9 kg. Para os pesquisadores, a explicação estaria na excessiva dependência dos usuários em relação a esses aparelhos para ajudá-los a mudar a saúde, a qual acarreta uma autoexigência menor do que a própria força de vontade.

 

Homenagem simplificada

1_pl526_volta18

Chegar a 100 anos é um feito para seres humanos em boa parte do mundo, mas no Japão isso começou a virar lugar-comum – e já está mudando tradições do país. Durante 50 anos, cada cidadão japonês que se tornava centenário recebia um copo de saquê feito de prata e uma carta de congratulações do primeiro-ministro. Neste ano, porém, para as 31.747 pessoas elegíveis ao prêmio (4,5% a mais do que em 2015), o presente foi mudado: passou a ser um copo folheado a prata. O diâmetro já havia sido reduzido em 2009, como reflexo do aumento de centenários no país. Com os copos folheados a prata, o governo economizará cerca de R$ 4,8 milhões este ano. Já existem mais de 65 mil japoneses acima dos 100 anos.

 

1_pl526_volta19dos lobos da Noruega poderão ser caçados segundo o plano anual aprovado pelo governo local em setembro. Apenas 68 desses animais vivem na natureza no país, concentrados no sudeste. A caça de até 47 deles é justificada pelos danos causados à criação de ovelhas. Segundo ambientalistas, essa é a maior autorização de caça a lobos no país desde 1911.

COMPARTILHAR
blog comments powered by Disqus