Volta ao Mundo

Comilança de ovos de tartaruga

Todos os anos, nas praias de Ostional, Costa Rica, entre setembro e outubro, milhares de tartarugas marinhas saem do mar para depositar seus ovos em buracos cavados na areia. São dias de festa para os moradores da região. O governo local autoriza o recolhimento de ovos durante as primeiras 36 horas depois da chegada das tartarugas às praias. Por qual motivo? Porque acreditam que esses animais põem ovos em excesso… Na foto, um catador vai para casa com o saco plástico cheio de ovos.

Etanol pode ser uma AMEAÇA ao cerrado

Relatório divulgado pelo Programa de Meio Ambiente da ONU afirma que o cultivo de cana-de-açúcar para a produção do etanol ameaça a biodiversidade do cerrado brasileiro. O País pretende dobrar a produção do combustível nas próximas décadas e, para isso, é preciso também investir em plantações.

Sucessão do DALAI LAMA

O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, disse que poderá nomear um sucessor antes de morrer. O ato vai contra a tradição budista que escolhe como sucessor uma criança nascida após a morte do Dalai Lama, e que apresente determinadas características, verificadas por uma comissão de monges, indicando que ela é a reencarnação do Dalai Lama precedente. Mas, ao mesmo tempo, impede que a China interfira na sucessão. Outra decisão anunciada pelo líder tibetano é a de que sua sucessão seja determinada por um colégio formado pelos monges budistas, num ritual análogo ao da eleição de um novo papa. Os tibetanos temem que, com a morte do atual líder – que está com 72 anos –, a China imponha um novo líder de sua escolha no Tibete.

JOVEM ESTRELA

A Nasa, agência espacial norteamericana, fotografou a estrela mais jovem já encontrada, a UX Tau. Ela fica a 450 anos-luz da Terra e possui um milhão de anos. Os cientistas encontraram uma falha no disco de gás e poeira cósmica em volta da estrela, o que pode significar um campo adequado para a formação de planetas.

OSSADA de outro mundo

Dentre as peças excêntricas do Museu de História Natural Wilson Estevanovic está o esqueleto de um suposto ET. A ossada possui 50 centímetros de altura. Mas sua cabeça, com 97 centímetros de circunferência, é desproporcional ao corpo. Sem contar que o suposto pé da criatura possui seis dedos.

A crença de que se trata de um alienígena se dá a partir de outras evidências, como a “Gruta dos Pezinhos”, em Barra do Garças (MT), caverna onde se encontram marcas de pés com três, quatro e até seis dedos. Além disso, crenças de tribos indígenas, como os xavantes e os bororos, relatam a vinda de seres baixos, de aproximadamente 1,20 metro, com três ou seis dedos, vindos do céu.

Rato IMUNE ao câncer

Cientistas da Universidade de Kentucky (EUA) criaram um rato geneticamente modificado que produz uma proteína que ataca células cancerosas sem afetar os tecidos saudáveis. Os pesquisadores acreditam que em mais ou menos dez anos será possível introduzir o gene no corpo humano por meio de transplante de medula. Caso o estudo tenha resultados positivos, os tratamentos pouparão o sofrimento das pessoas submetidas a quimio e radioterapia.

Jovem mostra perna tatuada durante a Convenção Internacional de Tatuagem, realizada em novembro, em Shenyang, na China. A moda das tatuagens chegou ao país com tudo.

Biocombustível de ALGAS

A petrolífera Shell vai construir, em parceria com a HR Biopetroleum, uma usina piloto de produção de biocombustível a partir de algas marinhas. O Projeto Cellena será erguido no Havaí. Na usina serão cultivadas microalgas que se multiplicam rapidamente. Com isso, a usina produzirá 15 vezes mais óleo vegetal por hectare do que outras alternativas, como a soja ou a colza. As empresas apostam nas algas por crescerem rapidamente e serem ricas em óleo vegetal. Além disso, podem ser cultivadas em bacias com água do mar, o que diminui a necessidade de terras para agricultura ou de água doce.

Amigos de INFÂNCIA

Filhotes de tigres de Sumatra e orangotangos que foram abandonados pelas mães se adotam como irmãos no Hospital Taman Safari, na ilha indonésia de Java. O fato é curioso porque, na natureza, tigres são um dos maiores inimigos dos orangotangos. Especialistas não se arriscam em dizer qual será a relação dos animais quando ficarem maiores.

SEDA ultra-resistente

Pesquisadores da Universidade de Shinshu, na província japonesa de Nagano, implantaram genes de aranha em bichos-da-seda. O resultado foi um tecido que contém 10% de seda de aranha ultra-resistente. Segundo o professor Masao Nakagaki, líder da equipe, o produto obtido da experiência é tão forte quanto a fibra sintética kevlar, usada em coletes à prova de balas. A nova seda será utilizada, a partir de 2010, para confeccionar meias da marca Okamoto. Mais tarde, pretende-se usar o material para fabricar fios cirúrgicos e linhas de pesca.

GATOS fashion

Equipe de cientistas da Universidade Nacional de Gyeongsang (Coréia do Sul) clonaram gatos brancos e desenvolveram uma técnica que modifica os genes e torna os felinos fluorescentes sob a luz ultravioleta e em ambiente escuro. Para realizar tal façanha, os sul-coreanos utilizaram células da pele de uma gata e modificaram, através de um vírus, seus genes para ficarem fluorescentes. Em seguida, o material genético foi introduzido em um óvulo e transplantado para o útero de uma segunda fêmea. Cientistas consideram este feito uma esperança para reproduzir animais que estejam em risco de extinção.

Ecologia MATRIMONIAL

Para combater o aquecimento global, os casais de Sragen, região de Java, na Indonésia, são obrigados a plantar cinco árvores para realizar o matrimônio. Caso contrário, têm de pagar 25 mil rúpias, o equivalente a R$ 4,77, que serão utilizadas para a compra de sementes. Já os casais que querem se divorciar precisam plantar 25 árvores ou pagar 40 mil rúpias (R$ 7,63).

PEIXE versátil

Biólogos norte-americanos descobriram que os peixes killifish-de-mangue (Rivulus marmoratus) podem permanecer até um ano fora d’água, vivendo em troncos de pântanos. Essa espécie habita as piscinas de lama dos mangues da Flórida (EUA), da América Latina e do Caribe. Quando a água seca, esses peixes se alojam em troncos de árvores até que o nível da água volte ao normal. A espécie é capaz de alterar suas funções biológicas para poder respirar fora de seu habitat: suas guelras passam a reter água e nutrientes e sua pele excreta nitrogênio.

No sul da Índia, religioso hinduísta ora diante de um templo. Mesmo num país que se moderniza a cada dia, as tradições espirituais permanecem fortes.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


COMPARTILHAR